Marcio Cabral já acumula 3 ótimas notícias neste começo de 2016. Primeiramente, o fotógrafo especialista em fotografia de paisagem acaba de colocar o seu site no ar. Ele sempre foi muito ativo em se tratando de internet. Frequentemente, seus trabalhos são expostos em comunidades fotográficas como o PBase e o 360Cities, além das redes sociais como o Instagram e o Facebook.
O fotógrafo de Brasília/DF resolveu investir em site próprio para colocar o melhor de sua produção fotográfica até o momento. Assim, o site foi feito com recursos responsivos e pode ser acessado por smartphones, tablets, notebooks e desktops.
A segunda boa notícia é que o fotógrafo entrou para o Guinness ao registrar a maior imagem panorâmica subaquática do mundo. Ela foi feita em fevereiro de 2015 na nascente do Rio Sucuri, Bonito/MS. Porém, o recorde foi reconhecido pelo Guinness em janeiro de 2016. Posteriormente, divulgaremos mais notícias deste feito.
A melhor paisagem de montanha do concurso é a imagem da Patagônia
Acaba de ser publicado o resultado da 26ª edição do Memorial María Luisa Photo Contest. Definitivamente, é um dos mais tradicionais e concorridos concursos internacionais de fotografia de montanha, natureza e aventura do mundo.
O júri fez uma seleção das fotografias que provaram ser tecnicamente e visualmente impressionantes. Foram avaliadas 16.000 fotografias submetidas ao concurso por 1.772 fotógrafos inscritos de 79 países. Inegavelmente, resultou em um conjunto de imagens memoráveis. Aliás, a terceira boa notícia sai deste concurso! O fotógrafo Marcio Cabral é o grande vencedor na categoria C1 – Paisagem de Montanha, a categoria mais concorrida da competição.
A foto vencedora na Categoria Paisagem de Montanha foi produzida no Parque Nacional Los Glaciares, Patagônia Argentina. É uma panorâmica noturna com mais de 200 graus intitulada Sierra de Oro. Tal qual, registra a Laguna de Los Tres, o Monte Fitz Roy e as montanhas ao seu redor. A imagem foi feita ao nascer da lua. Então, as montanhas iluminadas ganham um tom dourado. Assim como, a Via Láctea interliga a lua ao cume do Monte Fitz Roy.
Planejamento para fazer a imagem de paisagem de montanha
Marcio Cabral planejou a execução desta panorâmica meses antes. Dessa forma, utilizou aplicativos de astronomia para prever o melhor dia e com as perfeitas condições para este alinhamento. A Laguna de Los Tres se localiza a mais de 14 km do centro da cidade de El Chaltén, na província de Santa Cruz, Argentina. Portanto, são 7 horas de caminhada em desnível de 700 metros até o local.
Além disso, o fotógrafo brasileiro enfrentou temperaturas de -18ºC e ventos de 80 km/h para fazer esta imagem. Em suma, foi difícil a produção desta fotografia panorâmica. Mas, valeu a pena! A versão 360º desta panorâmica, também, já conquistou Medalha de Prata no Epson International Pano Awards 2014. Outras panoramas 360º do fotógrafo podem ser vistas aqui.
Vencedores do Memorial María Luisa
O vencedor absoluto deste ano foi Markus Berger (Áustria) com uma imagem impressionante e tenebrosa de um alpinista escalando o Mont Blanc em escarpas de gelo. Da mesma forma, a imagem venceu na Categoria Alpinismo.
Os vencedores por categoria são: Paisagem de Montanha, Marcio Cabral (Brasil); Alpinismo, Markus Berger (Áustria); Escalada, Paul Bride (Canadá); Aventura e Esportes Radicais, Rainer Eder (Suíça); Homem em Montanha-Natureza, Celine Jentzsch (França); Mundo Animal, Cristóbal Serrano (Espanha); Mundo Vegetal, Francisco Mingorance (Espanha); Mundo Submerso, Christian Vizl (México); Biodiversidade, Marco Gaiotti (Itália); Paisagens na Natureza, Luis Manuel Vilariño (Espanha); Criativa-Abstrata, Dag Rottreng (Noruega); Mundo dos Pequenos / Macro, Cristóbal Serrano (Espanha).
O tema criado nesta edição foi O Branco e o vencedor foi Alejandro Prieto (México). Igualmente, Lasse Kurkela (Finlândia) foi o vencedor na categoria Novato. O Prêmio Extraordinário Interação Humana no Meio Natural ficou com Samuel Bittón (Suíça).
O concurso passa por melhorias a cada ano. Agora, conta com exposições itinerantes compostas por 250 fotografias de grande formato e alguns mapas de parede. A exposição já ultrapassou mais de cem locações na Europa, de acordo com a empresa. Além disso, um vídeo foi editado com os vencedores de cada categoria. O tema simula a visão de um satélite que localiza no Planeta Terra onde cada uma das imagens vencedoras foi produzida.
Está em produção o livro comemorativo desta edição com as fotografias mais memoráveis do concurso. Não apenas esta publicação, como também as de outras edições podem ser encontradas aqui.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 07 de maio de 2016 (sábado), às 19h00, no Eurostar Hotel de la Reconquista, na cidade de Oviedo, província de Asturias, Espanha.