...

Marcio Cabral é o vencedor na Categoria Paisagem de Montanha no Memorial María Luisa 2015

Marcio Cabral já acumula 3 ótimas notícias neste começo de 2016. Primeiramente, o fotógrafo especialista em fotografia de paisagem acaba de colocar o seu site no ar. Ele sempre foi muito ativo em se tratando de internet. Frequentemente, seus trabalhos são expostos em comunidades fotográficas como o PBase e o 360Cities, além das redes sociais como o Instagram e o Facebook.

O fotógrafo de Brasília/DF resolveu investir em site próprio para colocar o melhor de sua produção fotográfica até o momento. Assim, o site foi feito com recursos responsivos e pode ser acessado por smartphones, tablets, notebooks e desktops.

A segunda boa notícia é que o fotógrafo entrou para o Guinness ao registrar a maior imagem panorâmica subaquática do mundo. Ela foi feita em fevereiro de 2015 na nascente do Rio Sucuri, Bonito/MS. Porém, o recorde foi reconhecido pelo Guinness em janeiro de 2016. Posteriormente, divulgaremos mais notícias deste feito.

Categoria Paisagem de Montanha no Memorial María Luisa 2015
Sierra de Oro | © Marcio Cabral (Brasil) | Vencedor da Categoria C1 – Paisagem de Montanha do Memorial María Luisa

A melhor paisagem de montanha do concurso é a imagem da Patagônia

Acaba de ser publicado o resultado da 26ª edição do Memorial María Luisa Photo Contest. Definitivamente, é um dos mais tradicionais e concorridos concursos internacionais de fotografia de montanha, natureza e aventura do mundo.

O júri fez uma seleção das fotografias que provaram ser tecnicamente e visualmente impressionantes. Foram avaliadas 16.000 fotografias submetidas ao concurso por 1.772 fotógrafos inscritos de 79 países. Inegavelmente, resultou em um conjunto de imagens memoráveis. Aliás, a terceira boa notícia sai deste concurso! O fotógrafo Marcio Cabral é o grande vencedor na categoria C1 – Paisagem de Montanha, a categoria mais concorrida da competição.

A foto vencedora na Categoria Paisagem de Montanha foi produzida no Parque Nacional Los Glaciares, Patagônia Argentina. É uma panorâmica noturna com mais de 200 graus intitulada Sierra de Oro. Tal qual, registra a Laguna de Los Tres, o Monte Fitz Roy e as montanhas ao seu redor. A imagem foi feita ao nascer da lua. Então, as montanhas iluminadas ganham um tom dourado. Assim como, a Via Láctea interliga a lua ao cume do Monte Fitz Roy.

Planejamento para fazer a imagem de paisagem de montanha

Marcio Cabral planejou a execução desta panorâmica meses antes. Dessa forma, utilizou aplicativos de astronomia para prever o melhor dia e com as perfeitas condições para este alinhamento. A Laguna de Los Tres se localiza a mais de 14 km do centro da cidade de El Chaltén, na província de Santa Cruz, Argentina. Portanto, são 7 horas de caminhada em desnível de 700 metros até o local.

Além disso, o fotógrafo brasileiro enfrentou temperaturas de -18ºC e ventos de 80 km/h para fazer esta imagem. Em suma, foi difícil a produção desta fotografia panorâmica. Mas, valeu a pena! A versão 360º desta panorâmica, também, já conquistou Medalha de Prata no Epson International Pano Awards 2014. Outras panoramas 360º do fotógrafo podem ser vistas aqui.

Toque sobre a imagem acima e a movimente para qualquer lado

Vencedores do Memorial María Luisa

O vencedor absoluto deste ano foi Markus Berger (Áustria) com uma imagem impressionante e tenebrosa de um alpinista escalando o Mont Blanc em escarpas de gelo. Da mesma forma, a imagem venceu na Categoria Alpinismo.

Os vencedores por categoria são: Paisagem de Montanha, Marcio Cabral (Brasil); Alpinismo, Markus Berger (Áustria); Escalada, Paul Bride (Canadá); Aventura e Esportes Radicais, Rainer Eder (Suíça); Homem em Montanha-Natureza, Celine Jentzsch (França); Mundo Animal, Cristóbal Serrano (Espanha); Mundo Vegetal, Francisco Mingorance (Espanha); Mundo Submerso, Christian Vizl (México); Biodiversidade, Marco Gaiotti (Itália); Paisagens na Natureza, Luis Manuel Vilariño (Espanha); Criativa-Abstrata, Dag Rottreng (Noruega); Mundo dos Pequenos / Macro, Cristóbal Serrano (Espanha).

O tema criado nesta edição foi O Branco e o vencedor foi Alejandro Prieto (México). Igualmente, Lasse Kurkela (Finlândia) foi o vencedor na categoria Novato. O Prêmio Extraordinário Interação Humana no Meio Natural ficou com Samuel Bittón (Suíça).

Alpinismo, Markus Berger (Áustria)
Blanc light ici climbing | © Markus Berger (Áustria) | Vencedor Absoluto do Memorial María Luisa

O concurso passa por melhorias a cada ano. Agora, conta com exposições itinerantes compostas por 250 fotografias de grande formato e alguns mapas de parede. A exposição já ultrapassou mais de cem locações na Europa, de acordo com a empresa. Além disso, um vídeo foi editado com os vencedores de cada categoria. O tema simula a visão de um satélite que localiza no Planeta Terra onde cada uma das imagens vencedoras foi produzida.

Está em produção o livro comemorativo desta edição com as fotografias mais memoráveis do concurso. Não apenas esta publicação, como também as de outras edições podem ser encontradas aqui.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 07 de maio de 2016 (sábado), às 19h00, no Eurostar Hotel de la Reconquista, na cidade de Oviedo, província de Asturias, Espanha.

error: Conteúdo protegido!
Scroll to Top
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.