Os desertos do mundo são formados naturalmente pela ação de fatores como correntes marítimas frias, ventos secos e quentes e barreiras de montanhas.
Os desertos do mundo são áreas caracterizadas por baixíssimo teor de umidade relativa do ar e chuvas escassas que não ultrapassam os 250 milímetros anuais. Podem variar muito em termos de características geográficas. Assim, alguns desertos possuem dunas, cânions, rochedos e montanhas, enquanto outros são formados por planícies pedregosas chatas. A temperatura nos desertos do mundo pode ir de muito quente durante o dia para extremamente fria à noite.
Geralmente, as características do deserto proporcionam paisagens fantásticas para a fotografia e exploração, como é o caso dos Lençóis Maranhenses. Os desertos possuem bioma de vegetação rarefeita ou inexistente. Primordialmente, a flora desértica tem como plantas dominantes pequenas gramíneas e arbustos, além de árvores de porte reduzido. Da mesma forma, a fauna dos desertos dispõe de adaptações às condições extremas desse habitat. Basicamente, é composta por animais roedores, répteis e invertebrados.