O Epson Pano Awards 2016 é a maior competição mundial da fotografia panorâmica atualmente. Nesse sentido, divulgou os vencedores da última edição. Sobretudo, distribuiu mais de U$ 60 mil em prêmios na edição 2016. As regras mudaram este ano. Ou seja, o vencedor é avaliado pelo conjunto de imagens entre as Top 50. Assim, quem tiver maior pontuação entre suas três melhores imagens é considerado o vencedor.
O americano Alex Noriega foi o Fotógrafo do Ano da Categoria Open do Epson Pano Awards 2016, com a imagem de árvores em hibernação feitas durante o inverno no Monte Rainier, Washington, EUA.
Austríaco Nicholas Roemmelt venceu a Categoria Amateur com a imagem de um fotógrafo diante da Aurora Boreal em Stokksnes, Islândia.
Russo Oleg Gaponyuk, da Airpano, venceu a Categoria VR/360 do Epson Pano Awards 2016 com uma imagem subaquática do Cenote The Pit, região de Yucatán, México.
Sul africano Hougaard Malan levou o 1º Lugar no Prêmio Carolyn Mitchum com uma imagem capturada dos raios de sol entrando na Cachoeira Ruacana, na Namíbia.
Holandês Marsel Van Oosten conquistou o Prêmio Epson Digital Art com a captura de um Tuareg andando solitário no deserto da Líbia.
Australiano Rodney Trenchard recebeu o Prêmio Curators com uma panorâmica feita no Lago Pukaki, Nova Zelândia.
Suíço Simon Roppel venceu o Prêmio Extreme Moment capturando um lago com geleiras na Montanhas Canadenses.
Marcio Cabral se classifica em 3º lugar na Categoria VR do Epson Pano Awards 2016
Marcio Cabral foi o único brasileiro premiado na edição 2016. Classificou-se em 3º Lugar na Categoria VR/360 com uma imagem subaquática do Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado na cidade de Jardim/MS, Brasil. Aliás, o fotógrafo brasiliense obtém esta classificação pelo segundo ano consecutivo.
O fotógrafo brasileiro conquistou prêmios Prata e Bronze com seis imagens entre as Top 50 da Categoria VR/360 também. A panorâmica Cave Treasure, feita em São Domingos/GO, classificou-se em 15º Lugar. Igualmente, a imagem Abismo Anhumas feita em Bonito/MS ficou em 27º Lugar. O brasiliense conquistou Prata com Horseshoe Paine na Categoria Open. Tal qual, é uma imagem da curva em forma de ferradura de um rio na Patagônia Chilena, com as Torres del Paine ao fundo.
Márcio Cabral é o maior especialista em fotografia panorâmica e de paisagens do Brasil. Assim também, o brasiliense se mantém entre os Top 10 na Categoria VR/360 do Epson International Pano Awards nos últimos 5 anos. Apenas os fotógrafos russos da Airpano conseguiram um resultado melhor do que este. Aliás, foi jurado na Categoria Open em 2015 e conquistou 2º Lugar em 2014.