O Epson Pano Awards 2019, a maior competição mundial da fotografia panorâmica, acaba de divulgar os resultados desta edição. Dessa forma, o australiano Mieke Boynton foi o Fotógrafo do Ano na Categoria Open com a imagem Dragonfire. Tal qual, esta fotografia panorâmica aérea de vários rios entrelaçados foi feita no sul da Islândia.
Marcio Cabral leva 5 Silvers no Epson Pano Awards 2019
O fotógrafo brasileiro especialista em paisagens panorâmicas Márcio Cabral obteve 5 Silvers nesta edição. Da mesma forma, é o único brasileiro entre as top 50 placing images com uma panorâmica dos telescópios do Observatório Cerro Paranal (Deserto do Atacama, Chile) com seus lasers em ação. Assim também, a imagem foi inscrita na Categoria Open Built Environment. Além disso, o brasileiro foi o primeiro fotógrafo a produzir com sucesso panoramas do Paranal com estes lasers sem causar erros de paralaxe.
Igualmente, as outras panorâmicas premiadas de Márcio Cabral são:
- Paisagem do campo florido de Paepalanthus chiquitensis ao nascer do sol na Chapada dos Veadeiros (Goiás, Brasil). Frequentemente, estas flores silvestres são conhecidas como chuveirinhos ou sempre-vivas.
- Mergulhador em uma cortina de raios no Abismo Anhumas (Bonito/MS, Brasil). Aliás, esse lago fica no interior de uma caverna.
- Mergulhador no Cenote Jardin del Edén (Riviera Maya, Yucatán, México).
- Panorâmica de uma tempestade de raios espetacular no Salar de Uyuni (Bolívia).