MARANHÃO, BRASIL
O bioma costeiro formado por dunas e lagoas visto no Lençóis Maranhenses é resultado da interação entre as correntes marinhas, vento e chuva.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no estado nordestino do Maranhão. Sua área total é de 155 mil hectares e abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. Entretanto, quase 60% da sua área é constituída de dunas livres de areia branca e lagoas de água salgada.
O parque está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. Dessa forma, é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. Foi criado em junho de 1981 com o objetivo de proteger uma área marcada pelas dunas litorâneas e recifes de corais.
Lençóis Maranhenses apresenta uma beleza cênica espetacular. Sobretudo, quando se aprecia o pôr ou o nascer do sol de dentro do parque. Turistas de todo o mundo o visitam o ano inteiro. O local é dotado de uma vida selvagem exuberante, incluindo várias espécies de aves, répteis e mamíferos.
Além disso, os visitantes podem aproveitar o vasto cenário selvagem e desfrutar do contato com a cultura local através da comunidade indígena, artesanato e arquitetura caprichosa. O parque abriga inúmeras trilhas que podem ser exploradas de carro, a pé ou de caiaque também.