O NPOTY (Nature Photographer of The Year) é um dos principais concursos de fotografia de natureza do mundo. Assim, é realizado anualmente e tem sede na Holanda. A prestigiosa competição acaba de divulgar os resultados da última edição. Sobretudo, o NPOTY 2019 recebeu mais de 14 mil fotografias inscritas por fotógrafos de 173 países. Os juízes tiveram um trabalho duro, mas fantástico. Eles viram as imagens mais espantosas, algumas tristes e cruéis. Porém, a maioria cheia de admiração. Acima de tudo, ficou claro que a fotografia da natureza está viva em todas as suas formas.
O Vencedor Absoluto desta edição foi o húngaro Csaba Daróczi com a imagem Jump. Tal qual, ele fotografou um casal de coelhos utilizando técnicas de contraluz e alta velocidade. Acima de tudo, o nível da competição foi altíssimo na qual participaram alguns dos principais fotógrafos de natureza do mundo. Está entre os finalistas o húngaro Bence Máté que foi highly commented na Categoria Arte da Natureza. Também, foi vencedor do Word Press Photo neste ano. Assim também, o norueguês Audun Rikardsen foi vice-campeão runner-up na Categoria Pássaros. Além disso, ele foi Vencedor Absoluto do Big Picture e de categoria no Wildlife Photographer of the Year. Ambas as competições importantes.
Marcio Cabral é vice-campeão (runner-up) na Categoria Mamíferos do NPOTY 2019
O fotógrafo Marcio Cabral foi o único brasileiro premiado no concurso. Aliás, ele já fora Vencedor Absoluto e de duas categorias do NPOTY 2016, conforme postado neste blog. Neste ano, foi vice-campeão (runner-up) na Categoria Mamíferos com a imagem de uma anta (Tapirus terrestris) nadando embaixo da água. A imagem foi feita no córrego Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim/MS.
Da mesma forma, esta imagem foi um dos destaques no festival Nature Namur (Bélgica) e na competição internacional de fotografia de vida selvagem Golden Turtle (Rússia).