Fotoexplorer

PAISAGENS FLUVIAIS

As paisagens fluviais do Brasil são temas artísticos e ecológicos importantes, pois o país tem extensão territorial grande e rede hidrográfica abundante.

As paisagens fluviais são compostas por rios, riachos, lagos e cachoeiras. Assim, a origem e dinâmica da água são os elementos chaves, organizadores e dinamizadores. A água das paisagens fluviais pode ter origem na nascente própria, água da chuva, água salgada de mares antigos, rios e derretimento de geleiras. Frequentemente, os ambientes onde elas se encontram ou transitam são objeto de interesse de pesquisas em diversas áreas como a econômica, cultural e ecológica.

Os rios, por exemplo, não apenas fornecem beleza ao local e criam um cenário de tranquilidade, como também desempenham um papel extremamente importante para a limpeza do meio ambiente. Sob o mesmo ponto de vista, contribuem para o controle de enchentes e inundações em áreas de risco.

Rios, riachos, lagos e cachoeiras atuam na conservação e manutenção da fauna e da flora, atividade pesqueira, recreação e turismo. As quedas d´água são fontes de energia hidroelétrica oportunas. Além disso, atuam no sistema de abastecimento de água em alguns locais e no transporte de mercadorias e pessoas.

Por outro lado, as paisagens fluviais possuem elevado interesse artístico e são temas muito apreciados na fotografia e audiovisual. Elas podem parecer monótonas se vistas de cima ou à distância, mesmo sendo espetaculares visualmente. Porém, a aproximação revela uma heterogeneidade rica em detalhes no canal, margens, lâmina de água, flora ao redor, entre outras. Muitas vezes, oferecem uma combinação única de elementos naturais, como águas cristalinas, formações rochosas dramáticas e vegetação exuberante.

Galeria

Carrinho de compras
Rolar para cima