A superfície do planeta Terra é composta por 24% de paisagens montanhosas nas quais 10% da população mundial vive.
As paisagens montanhosas são caracterizadas por suas altitudes elevadas como as montanhas, serras, colinas e picos. Frequentemente, elas cercam grandes extensões de terras de baixa altitude conhecidas como vales. Da mesma forma, esses acidentes geográficos possuem encostas íngremes, cânions e paredões profundos.
Muitas paisagens montanhosas são formadas pela ação das placas tectônicas, erupções vulcânicas e de falhas geológicas. Assim também, as estruturas e alturas extraordinárias dessas formações rochosas continentais ou submarinas são esculpidas pela ação dos ventos e das águas.
Essas elevações, também, agem como barreiras naturais e podem até influenciar no clima. Desempenham um papel importante na produção e gerenciamento da água potável para as comunidades ao redor. Além disso, fornecem energia, diversidade biológica e minérios. Sobretudo, 10% da população mundial vive em paisagens montanhosas.
Por último, todos os cenários que compõem as paisagens montanhosas criam uma visão deslumbrante e oferecem belas paisagens. Não apenas para apreciar e registrar em fotografias essa beleza, mas também são excelentes oportunidades de recreação, como esportes de aventura e caminhadas.