Os animais selvagens e plantas são cruciais para a manutenção do equilíbrio dos ambientes e dão beleza às paisagens naturais.
Os animais desempenham papéis cruciais em cada uma das paisagens naturais e têm um grande impacto na saúde dos ecossistemas. Os que crescem na natureza se beneficiam dos habitats que lhes oferecem alimento, abrigo, recursos para reprodução e diversas outras necessidades. Ao animais selvagens são fundamentais para a conservação de vários ecossistemas.
Eles, também, protegem a natureza modulando os ambientes onde vivem, como por exemplo, através da incubação de sementes, servindo de alimento para outros animais e controlando as populações de outras espécies. Da mesma forma, a biodiversidade é importante para o clima da Terra, turismo de observação, a segurança alimentar e outras funções vitais.
Da mesma forma, as vegetações e plantas são fundamentas para os biomas. Elas são as formas de vida que cobrem os solos e que possuam características botânicas geradas em função da combinação de fatores climáticos, geográficos e físicos. Assim também, as condições para seus desenvolvimentos são luminosidade, calor, umidade e solos favoráveis.
Elas influenciam e contribuem para a biodiversidade do ambiente de quaisquer paisagens naturais. Além disso, regulam os fluxos de numerosos ciclos biogeoquímicos, mais criticamente os de água, carbono e nitrogênio. As vegetações não apenas são as principais fontes de oxigênio na atmosfera, mas também são importantes na produção de alimentos, madeira, combustível e outros materiais.