Uma série magnífica de panoramas 360º feitos no Paranal nos convidam a erguer os olhos para a Via Láctea e para o cosmos. Basicamente, esta é chamada da reportagem do canal francês Futura sobre um dos mais importantes observatórios astronômicos do mundo.
Assim, o texto do jornalista francês Xavier Demeersmann e os panoramas 360º do fotógrafo brasileiro Marcio Cabral se complementam para descrever o trabalho que astrônomos de todo o mundo realizam neste observatório importante. Astrônomos se reúnem lá semanalmente não apenas para sondar o universo, mas também para descobrir novos planetas, estudar nebulosas, galáxias etc.
Panoramas 360º com os lasers acionados
”Negros e silenciosos, eles abrem as janelas para o universo. Apenas a olho nu, é incrível. Então, imagine o que os astrônomos veem com os olhos gigantes do VLT (Very Large Telescope)…”. Assim, o jornalista se refere ao conjunto de telescópios do Observatório Astronômico Paranal, localizado no Deserto do Atacama, Chile. Sobretudo, é uma das regiões do mundo onde as noites são mais límpidas. O Paranal é considerado o mais produtivo complexo astronômico do mundo, cujos dados são amplamente utilizados em artigos científicos.
Uma amostra destes panoramas 360º pode ser vista nos exemplos da página Panoramas Esféricos 360º. Marcio Cabral captou as imagens para a montagem dos panoramas 360º quando os lasers sobem em direção à Via Láctea. Dessa forma, o Paranal cria uma estrela de referência que serve para calibrar a óptica adaptativa que equipa o VLT.
Marcio Cabral é um contribuidor com fotografias e panoramas 360º do Futura, portal francês dedicado ao compartilhamento de conhecimento.
Sobre o Futura
O Futura se consolidou como um dos principais meios franceses de divulgação de notícias e conhecimentos científicos desde sua criação em 2001. Seu objetivo é explorar o mundo na escala dos quarks, no coração da célula humana, na privacidade dos laboratórios, no fundo dos oceanos ou a milhões de anos-luz de distância. Dessa forma, o Futura acredita que o conhecimento é nosso bem comum, nossa precisão do processo científico e a nossa bússola. “Vamos explorar o mundo juntos!” é a frase que define sua linha de atuação bem. Assim, o Futura e alguns dos fotógrafos premiados que investem numa abordagem ecológica são parceiros na venda de alguns artigos. Parte dos lucros ajuda algumas associações que trabalham para a preservação da fauna, dos oceanos, das florestas e da educação ambiental.