MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL, BRASIL
O Pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte.
O Pantanal é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul. Assim, sua área está estimada em 195.000 km² e abrange áreas do Brasil (77%), Bolívia (16%) e Paraguai (7%). Está localizado em dois estados do Centro-Oeste brasileiro. Dessa forma, um terço da sua área está situado no sul do Mato Grosso e dois terços no noroeste do Mato Grosso do Sul. Houve investimentos maciços no setor do ecoturismo na região a partir de 2000.
A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Sobretudo, é um mosaico de cinco regiões distintas compostas pela Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Chaco (paraguaio, argentino e boliviano). As gramíneas predominam nas altitudes mais baixas. Tal qual, são áreas de pastagens naturais para o gado, principal atividade econômica da região.
A vegetação de Cerrado aparece nas altitudes médias não apenas com árvores de porte médio entremeadas de arbustos, como também plantas rasteiras. A paisagem fica parecida com a da caatinga em altitudes maiores, característica do clima árido e seco. Assim, apresenta espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.
Da mesma forma, a fauna pantaneira é muito rica. A região abriga quase um terço das 1800 espécies de aves catalogadas no Brasil. Assim também, contam-se mais de 124 espécies de mamíferos, destacando a onça-pintada, lobo-guará, anta etc. São 263 espécies de peixes catalogadas, como a piranha e o dourado. O jacaré-do-pantanal e a sucuri fazem parte das 93 espécies de répteis. Além disso, uma variedade incrível de invertebrados.