ARGENTINA & CHILE
A Patagônia é a área no planeta Terra com mais geleiras fora das zonas polares.
A Patagônia é uma região montanhosa e rica em ecossistemas variados que abrange a parte mais meridional da América do Sul. Localiza-se parte na Argentina e parte no Chile. Surpreendentemente, a região tem alguns dos principais destinos de viagem do mundo, incluindo o Parque Nacional Torres del Paine (Chile), El Calafate (Argentina), Ushuaia (Argentina) e muito mais. As excursões para a Antártida partem de lá.
A região compreende grandes porções da Cordilheira dos Andes e uma variedade de cenários de paisagens espetaculares que incluem geleiras, desertos, florestas temperadas, lagos, riachos e cânions. Assim também, é lar de ilhas remotas e dos picos montanhosos mais altos do continente.
O clima é predominantemente frio e seco. Da mesma forma, seus verões são quentes com incidência de ventos fortes e invernos rigorosos. A flora é composta por gramíneas, arbustos e plantas adaptadas ao clima seco, típico das estepes e vegetações desérticas. Porém, há a presença de florestas decíduas e bosques a oeste do território. Aliás, há muitas espécies endêmicas de plantas.
A Patagônia possui um dos mais altos níveis de biodiversidade no continente. Afinal, contam-se 500 espécies diferentes de animais entre mamíferos, aves, répteis e invertebrados na lista da sua fauna exuberante. Principalmente, vivem na parte chilena. Bem como, destacam-se os animais marinhos como a baleia jubarte, tartarugas marinhas, leões-marinhos etc.