A Superprof é uma comunidade internacional de professores que nasceu em Biarritz, França, em agosto de 2013. Acima de tudo, tem o intuito de encorajar o intercâmbio de conhecimentos através da sua plataforma online. Atualmente, são mais de 3 milhões de apaixonados em 27 países. Ciências, direito, economia, letras, informática, música, fotografia, reforço escolar, enfim, tudo se pode aprender e ensinar!
A comunidade Superprof produz conteúdo e tem um polo editorial encarregado de monitorar a qualidade sempre que é publicado em seu blog. Assim, foi o que aconteceu com um artigo da Fernanda que foi ao ar no começo de março deste ano. Por analogia, a autora do texto coloca uma questão interessante sobre o aprendizado da arte de fotografar em particular. Ou seja, ela argumenta que os(as) alunos(as) são confrontados(as) com os estilos dos(as) fotógrafos(as) famosos(as), inevitavelmente.
Sob o mesmo ponto de vista, Fernanda conclui que não apenas estudar o estilo da foto, mas também a biografia desses(as) ilustres artistas é essencial para se tornar um(a) fotógrafo(a) profissional e adquirir cultura artística. Então, ela propõe uma seleção dos 21 melhores artistas brasileiros de fotografia de todas as vertentes para se inspirar. Aliás, ela deixa claro que a lista não está em ordem de relevância, tampouco baseada em um segmento específico. Mas, que todos(as) são grandes profissionais. Todos(as) têm em sua obra características particulares, revelando seu talento e suas técnicas por meio de imagens impactantes e reflexivas.
Marcio Cabral na lista da Superprof
O nome do fotógrafo de natureza Marcio Cabral se junta a outros importantes fotógrafos brasileiros na lista da Superprof. Atualmente, ele é considerado um dos top 5 do mundo em fotografia panorâmica.
Assim também, a colunista exalta o Brasil após a lista com os 21 nomes dos artistas. ”Em um país rico em belezas naturais e humanas, mas ao mesmo tempo imerso em questões sociais complexas e profundas, muitas são as ocasiões de criar obras visuais por meio da fotografia. Cenários, natureza, retratos, vida selvagem, paisagens urbanas e rurais, manifestações culturais e artísticas… A lista de objetos a serem fotografados no Brasil não se esgota. Além disso, adicionamos aos objetos fotografados o olhar de cada profissional, cada um com sua trajetória e sua história.”