Fotoexplorer

HIPA divulga resultados da 11ª temporada

O HIPA – Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum International Photography Award acaba de divulgar os resultados da edição 2021-2022. Atualmente, é a competição com a maior premiação mundial da fotografia. Assim também, a natureza é o tema principal da 11ª temporada.

A sede da competição está localizada em Dubai. Os organizadores do concurso têm o objetivo de demonstrar o compromisso desta cidade dos Emirados Árabes Unidos em incentivar e apoiar a arte, a cultura e a inovação. Desse modo, o HIPA atrai todos os fotógrafos talentosos de todo o mundo. Sua importância não apenas nutre o talento nacional, como também atrai a atenção artística e cultural internacional. Como resultado, a competição destaca como Dubai está se desenvolvendo rapidamente em uma das cidades mais conscientes e estabelecidas artisticamente do mundo.

HIPA divulga resultados da 11ª temporada
Paepalanthus ao amanhecer: 2º Lugar na Categoria Natureza do HIPA 2021-2022 | © Marcio Cabral

Marcio Cabral é o único fotógrafo brasileiro premiado nesta temporada do HIPA. Nesse sentido, uma imagem feita na Chapada dos Veadeiros foi classificada em segundo lugar na categoria Natureza. O fotógrafo brasileiro recebeu certificado, troféu e um prêmio no valor de 18 mil dólares pelo feito. Além disso, sua imagem consta em destaque no livro da competição fornecido aos vencedores.

Paepalanthus é premiada no HIPA

A imagem premiada é a de um campo florido de Paepalanthus ao amanhecer. É uma planta rara que cresce apenas em alguns locais de alta altitude do Cerrado. Igualmente, esta flor reflete a luz do sol durante o nascer e o pôr do sol. Assim também, dá a aparência que tem luz própria quando fotografada na contraluz. Ela é chamada popularmente de chuveirinho ou sempre-viva. Ainda mais, esta planta é considerada um símbolo para a preservação desse bioma incrível.

O Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo. Está sendo destruído pela expansão da agroindústria e pelo desmatamento descontrolado. O desmatamento está levando a uma catástrofe ambiental. Não apenas causando extinção em massa de várias espécies, como também destruindo as nascentes do Cerrado. A maioria dos rios no Brasil se origina neste bioma, incluindo muitos rios da Amazônia. Uma crise hídrica é iminente. Apenas alguns refúgios no cerrado estão totalmente preservados em poucas áreas de conservação.

O lugar onde esta foto foi feita está sendo dividido em lotes para venda. Nesse sentido, deixará de existir em pouco tempo.

Esta imagem já está disponível para venda de impressões em fine art e metacrilatos.

Carrinho de compras
Rolar para cima